Homologação

Siemaco Piracicaba apoia a 3ª campanha sobre o Maio Lilás

O Siemaco Piracicaba e Região desde do lançamento da campanha Maio Lilás, criada pelo CONALIS-MTP em 2017, apoia a luta da valorização do trabalho sindical, principalmente frente ao atual governo que vem massacrando os trabalhadores e trabalhadores dificultando a luta de todos. 

O mês de maio foi escolhido em alusão as 129 mulheres que foram queimadas em um incêndio criminoso, numa fábrica de tecido, onde no momento realizavam greve por melhores condições de salário, esse episódio inspirou o Dia Internacional da Mulher e originou do Maio Lilás, a escolha da cor dá-se ao tecido confeccionado no momento da tragédia.

Temos a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) que unifica toda legislação trabalhista existente no Brasil, mesmo cumprindo o seu papel de regulamentar relações individuais e coletivas do trabalho, ela precisa de um complemento chamando CCT (Convenção Coletiva de Trabalho) onde todos os anos os sindicatos negociam melhores condições de trabalho, salário e benefícios para as categorias específicas com a entidade patronal.

As empresas também tem o seu sindicato, é o patronal que representa todos os patrões, mas, ao final das contas, os sindicatos tem que ter intermináveis discussões para melhorar ou manter o que já foi conquistado, ou muitas vezes realizar, greves, paralizações e manifestações, para sinalizar que sem essa força estaríamos ainda na escravidão.

O Ministério Público do Trabalho reconhece o trabalho sindical e nos faz um convite através do seu slogan do Maio Lilás: “Conheça quem te representa” conscientizando a classe trabalhadora da importância das boas práticas sindicais.

Essa campanha enaltece o trabalho sindical pelas conquistas como o direito ao aviso prévio, ao 13º salário, à irredutibilidade salarial, benefícios de tíquete refeição, vale alimentação, participação nos lucros e resultados e ainda o aumento salarial tão esperado por todos! Por isso há necessidade desse elo entre patrão x empregado, chamado SINDICATO.

O nosso convite é para todos(as) unirem a nós nessa luta com garra e orgulho. Participe das atividades de seu sindicato estando presente nas assembleias gerais pois, juntos somos mais fortes!

 
 
SIEMACO - Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação e Trabalhadores na Limpeza Urbana e Áreas Verdes de Piracicaba e Região
Sede Piracicaba | Rua José Pinto de Almeida, 773 – Centro Piracicaba | Atendimento de segunda a sexta feira das 08h às 17h | Fone: 19 3417.2377