Homologação

Totalmente cego, gari de Goiânia que sonha em ser professor é aprovado na UFG

Rogério Gomes da Silva, servidor da Comurg, perdeu 100% da visão há três anos, mas isso não o impediu de ir atrás de seus sonhos.

O servidor da Companhia de Urbanização de Goiânia, a Comurg, provou categoricamente que uma deficiência física é incapaz de deter quem quer ir atrás de seus sonhos. Rogério Gomes da Silva, de 37, acaba de fazer sua matrícula no curso de História da Universidade Federal de Goiás (UFG), considerada a melhor do estado e uma das melhores do país. O que chama a atenção é: o gari de Goiânia Rogério é totalmente cego.

Rogério, funcionário da Comurg há 12 anos, tinha ainda 10% da visão quando foi aprovado no concurso do órgão. Entretanto, o glaucoma do servidor (alteração do nervo óptico que leva a um dano irreversível das fibras nervosas e, consequentemente, perda da visão), descoberto aos precoces 13 anos de idade, foi corroendo pouco a pouco seus olhos. Há cerca de 3 anos, Rogério perdeu 100% da visão, e hoje não enxerga absolutamente nada. Entretanto, nem mesmo a cegueira total fez com que Rogério desistisse de seu sonho: Ser professor.

Com o sonho de lecionar, o futuro bacharel em História pela UFG concluiu o Ensino Médio em 2016, e desde então se preparou com afinco Exame Nacional do Ensino Médio, o famoso Enem. Nos últimos meses, Rogério estudou ininterruptamente com a ajuda e apoio das filhas e da esposa, tendo que conciliar a rotina de trabalho com estudos. O servidor está lotado no Viveiro Redenção, no setor Pedro Ludovico, e compõe a equipe que faz corte ou coloca terra nas embalagens recicláveis usadas na produção de novas mudas.

Para conseguir estudar, Rogério fazia a leitura de algumas apostilas em braille e e pedia que sua filha de 17 anos lesse para ele o material em escrita comum.Mas não tardou e veio a recompensa: Rogério foi aprovado para o curso de Bacharelado em História na UFG.

Gari de Goiânia aprovado na UFG é visto pelos colegas como comprometido e dedicado.

Na avaliação dos colegas de trabalho, ele é um servidor dedicado comprometido, perfeccionista e muito determinado. Para o presidente da Companhia, Aristóteles de Paula, à imprensa da Prefeitura Municipal de Goiânia, o esforço do Rogério comprova que quando há força de vontade, não há limitações. “Estamos felizes com a aprovação do nosso servidor. Isso demonstra que não há limites para quem tem um sonho”, diz.

A matrícula na Universidade foi feita nesta segunda-feira (4/2), e em março ele inicia as aulas. Rogério ainda não sabe como será, mas a expectativa é grande. “Desde muito novo venho ultrapassando barreiras e isso foi fruto do meu esforço. Vendo as dificuldades do dia-a-dia, a única solução é estudar”, afirmou.

 

Acesso: 08/02/2019
Fonte: Dia Online
Foto: Luciano Magalhães Diniz / Prefeitura de Goiânia

SIEMACO - Sindicato dos Empregados em Empresas de Asseio e Conservação e Trabalhadores na Limpeza Urbana e Áreas Verdes de Piracicaba e Região
Sede Piracicaba | Rua José Pinto de Almeida, 773 – Centro Piracicaba | Atendimento de segunda a sexta feira das 08h às 17h | Fone: 19 3417.2377